segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A VIHda de um Zé Ninguém

A criação deste Blog surge após um período de reflexão. Desses períodos de reflexão que normalmente são precedidos de um acontecimento traumático que mudam o rumo de uma vida.
O meu caso não é diferente, mas antes de entrar nessa temática devo falar-vos um pouco sobre a minha pessoa:
Vivo há cerca de 4 anos em Espanha. Poder-se-ia dizer que sou um "Cérebro em Fuga", termo tão familiar nos meios de comunicação social em Portugal, porque vim com o meu canudo debaixo do braço quando me decidi deixar as minhas raízes e empreender esta jornada, esta nova etapa da minha vida. Poder-se-ia, mas não seria a verdade. Na realidade a minha fuga foi por AMOR.
Sim, por amor deixei tudo e mudei de país para compartir os meus dias com a pessoa que amo.
Aqui não me preocupo pelas aparências, pelos diz-que-disse tão característicos da sociedade semi-provinciana em que estava inserido, apesar de viver na segunda cidade portuguesa, o Porto. Cidade essa que por um lado me estrangulava e não me deixava ser quem eu queria, mas que por outro, e vista à distancia me acentua o lado nostálgico e melómano, e tantas saudades me deixa...
Não me arrependo de ter vindo. Prova disso é que me caso dentro de 3 dias. Coisa só possível pelo facto de viver neste país e não no meu.
Por outro lado, nunca tive medo ao trabalho e devo dizer que sou um dos últimos "Homem dos sete instrumentos" (espécie cada dia mais em vias de extinção) porque já trabalhei em coisas muito diversificadas e nunca me caíram os anéis. Claro está que na minha área específica de trabalho, estou melhor em Espanha do que poderia estar em Portugal, apesar de que a crise mundial que se vive por estes dias me esteja a afectar o bolso e as noites de sono...

Chegados a este ponto, estou certo de que algum leitor mais impaciente estará a pensar:
"Mas quando é que o tipo se decide a dizer afinal que coisa tão traumática lhe aconteceu???"
Conheço a impaciência... temos uma relação de íntima cumplicidade... afinal, convivemos há quase 31 anos.
Bem, o motivo que me levou a criar este blog não é outro que não o de compartir com quem tiver a amabilidade (e a paciência) de ler, os meus desabafos... os desabafos de uma pessoa que convive há meio ano com o VIH.
Que três letras tão tremendas, não são?
Tenho uma mente inquieta, quem me conhece sabe disso... e não penso usar este espaço somente como um pano de lágrimas e choramingar as minhas desgraças.
Apesar de me encontrar num isolamento quase completo acerca da actualidade portuguesa, tentarei criar um espaço aberto a temas que ocupem dita actualidade assim como temas menos efémeros, relacionados com a condição humana e com a vida quotidiana sob os mais diversos pontos de vista. Haverá tempo para tudo, mas sinto-me na obrigação de levar a cabo uma outra missão bem mais nobre do que essa.
Haverá leitores que seguramente conheçam alguém portador do mesmo vírus, e que certamente não sabe como lidar com a situação ou simplesmente não tem coragem para tocar no assunto.
Aí entro eu.
Espero poder aclarar qualquer dúvida sobre o tema, e ao mesmo tempo aprender algo da interaçao com os leitores.
Se puder ajudar a que a vida de outra pessoa que se encontre na mesma situação que eu seja um pouquinho menos desagradável, certamente terei o prazer a satisfação de cumprir com um dever auto-imposto.
Espero encorajar com estas linhas a participação de quem por aqui passar.
Um abraço e até breve,
Zé Ninguém

2 comentários:

Manuel Damas disse...

Meu querido...quanta honra em ser o primeiro a comentar no teu blog.
E honra...
Porque te conheço há já muitos anos...
Porque entre nós compartilhámos momentos bons e maus de ambas as vivências...
Porque comigo desabafaste acerca da tua situação do HIV...
E acima de tudo, porque gosto muito de ti e tu sabes que em mim tens um Amigo.
Por isso, fico muito feliz pela tua decisão acerca do blog mas, acima de tudo, fico com enorme orgulho em ti, ao saber do passo que decidiste dar e que eu acompanharei tão de perto quanto me for possível!
Apenas não concordo com o epíteto de Zé Ninguém...porque tu és, acima de tudo, um Homem mas um Homem com H grande
Beijo

Zé Ninguém disse...

Querido Amigo,

Obrigado por teres aceite o convite e teres passado por cá tao rápido.
É para mim uma honra contar com tao ilustre leitor.
Espero nao te defraudar e poder levar a cabo este novo repto com a maior da dedicaçao e efeciencia.
Acho que o assunto em questao é um dos TABUS mais prejudiciais no que respeita à ostracizaçao dos que padecemos com este mal, mas sobretudo que mais contribuem para a ignorancia, desconhecimento, medo e até actitudes (auto)-destructivas de quem lida com o assunto.
Porque o saber tudo ilumina, espero poder emitir a minha ténue luminária e fazer com que parte dessa névoa se dissipe, e podamos viver com um pouco menos de hipocrisia, de falsas morais, e de uma vez com a dignidade e o respeito que merecemos.
Para ti, meu querido Amigo, um enorme abraço.