sábado, 7 de julho de 2012

Here I (still) am

Mais uma longa ausencia. Começam a ser mais comuns os momentos de ausencia do que os que me lembro de vir espreitar o Blog.
Começarei por dizer que no que respeita à minha saúde e ao meu "querido inquilino" está tudo bem, dentro da normalidade, sem sobressaltos. 
A vida transcorre dentro das rotinas normais, laborais, domésticas, familiares (embora nesta última tenham havido graves desenvolvimentos nos últimos tempos...)
Gostava de ter algo de excitante para contar, mas na verdade não tenho. Ou por outra, estou numa fase serena, apesar de tudo o que tem acontecido à minha volta, e por isso, encaro a vida com serenidade e com filosofia. Aprecio as pequenas coisas, mas ao mesmo tempo sinto que desperdiço o meu tempo e a minha vida porque em lugar de viver o agora, penso mais no que já foi, no que poderia ter sido e no que poderia vir a ser. Sei que não é um bom caminho, mas é o possível. É o lugar mental para onde fujo e me refugio de tudo. 
Talvez por cobardia ou por fraqueza... talvez como um instinto de preservação, mas o que é facto é que deixo que a parcimónia se instale pachorrentamente na minha vida e evito conflictos dos quais poderia saír fortalecido, revigorado e victorioso... não fosse o medo do que pode acontecer e a preguiça de ter de passar pelos processos...
Nada me distrai... nada evita as minhas obcessões. Nada me demonstra que se não estou, a minha ausência é notada e sofrida... Gostava tanto de me sentir necessário. Sei que o sou, mas também sei que sou tido como um dado adquirido. E nesta vida, NADA deve ser encarado como um dado aquirido. Porque de num breve instante tudo muda, e a balança das dependencias e das autonomias se inverte furiosamente.
Tudo nesta vida é cíclico, e já diz o ditado "Não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe"... por isso confío em que algum dia, a roda da vida volte a girar e me coloque de novo no lado iluminado dos sentimentos alegres. Até lá, tentarei continuar a encarar a rotina com resignação e a conformar-me com o que de bom me vai acontecendo.